O sistema de águas pluviais como já dito em artigos anteriores deve ser diferente do sistema de esgoto da residência. Em algumas residências mais antigas era comum o sistema ser unificado porem essa junção pode trazer grandes prejuízos em caso de entupimento, e também pode saturar o sistema de esgoto, devido ao grande numero de contribuições que irão para o mesmo local.
O sistema de águas pluviais só é lembrado em caso chuva. Quando não está chovendo ou fora do período de chuva, pouco se faz em relação a manutenção das caixas e ralos, porem uma manutenção preventiva pode evitar grandes transtornos.
O sistema de águas pluviais começa no telhado ou terraço, logo passa por caixas no piso térreo e existem ralos que se conectam nestas caixas. Os locais mais críticos onde podem entrar entupimento são as calhas de chuvas e os ralos localizados no terro. Por eles podem entrar resíduos o até pequenos animais que causam entupimentos.
O mais indica e manter esses locais sempre limpos e com a instalação de tela de proteção para evitar que venham a entupir.
Cabe ressaltar também que o volume de chuva tem aumentado a cada verão e que em momentos de chuva muito forte pode ocorrer do sistema de águas pluviais não suportar o grande volume de chuva em pouco tempo. Caso em uma chuva muito forte os ralos subam e logo após a chuva diminuir eles voltar ao seu estado normal, muito provavelmente eles não estão entupidos, eles somente não foram projetados para um volume muito grande de chuva.
Caso a chuva acabe a agua não desça será necessário chamar um profissional , e a clean desentupidora tem equipe disponível 24 horas dias 7 dias por semana para execução deste serviço.