Como já mencionado em outro artigo o sistema de esgoto de uma residência, ou condomínio se divide em 3 partes, o esgoto propriamente dito , onde vem os resíduos dos banheiros , a aguas pluviais que fazem a drenagem da agua de chuvas e o sistema gordura, que faz a drenagem de agua da cozinha.
Hoje vamos explicar como funciona esse sistema e como previr e fazer manutenção no sistema de gordura.
Todo resíduo da cozinha é lançado na pia, logo por acidente ou voluntariamente esse resto de comida vai adentrar dentro da tubulação e pode causar entupimento nas tubulações internas da edificação ou no próprio sistema urbano de esgoto.
Pensando nisto se tornou norma a instalação de uma caixa de gordura que vai reter todo resíduo da pia.
A caixa de gordura tem como finalidade filtrar todo resíduo que cai na pia, deixando passar somente a água para o caixa esgoto. Entendendo a caixa de gordura como um filtro, se faz necessário uma limpeza periódica.
Esse período de limpeza da caixa de gordura vai variar conforme o uso e suas dimensões. Erroneamente algumas pessoas instalam ralos de 150 mm no lugar de caixa de gordura. As caixas de gordura possuem uma profundidade maior que os ralos de 150mm e também possuem uma cesta para fazer a limpeza dos resíduos.
A distancia entre a pia e a caixa de gordura também podem influenciar muito no bom funcionamento da pia da cozinha. Quanto mais próximo da pia, melhor será. Quanto maior a distância da pia pior será pois a tubulação fica sujeita a baixo caimento e muitas curvas e conexões, que podem se refletir em constantes entupimento, causando transtornos e custo com serviço de desentupimento.
A melhor maneira de se previr e manter uma caixa de gordura é fazendo uma limpeza periódica, pois a falta de manutenção pode saturar a caixa, fazendo que entre resíduos na tubulação, bem como entupimento na caixa de esgoto.
Caso precise procure um especialista, a Clean Desentupidora tem equipes 24 horas por dia para atendimento a esse tipo de serviço .